EXISTE RINITE NÃO ALÉRGICA?
- Andrea Cury
- 16 de dez. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de fev. de 2020
Out 19
A rinite é um processo inflamatório na mucosa do nariz. A causa mais comum de rinite é alérgica e ocorre pelo contato da mucosa com os alérgenos (substâncias que desencadeiam a alergia) como poeira, ácaros, fungos e pelos de animais. Algumas vezes, os sintomas podem ser desencadeados pela ingestão de substâncias que geram alergia como alimentos ou medicamentos.

Porém, nem sempre a rinite tem origem alérgica e os sintomas serão semelhantes. Obstrução nasal, coriza e espirros costumam ser os sintomas mais comuns das rinites, tanto alérgicas como não alérgicas. Tosse, sensação de secreção no fundo do nariz e rouquidão podem ocorrer, principalmente quando a via aérea inferior também é afetada pela inflamação.
O exame clínico, preferencialmente feito com auxílio de endoscópios nasais, é o mais importante para o diagnóstico das rinites. Exames complementares e testes alérgicos podem ser necessários para diferenciar os casos alérgicos dos não alérgicos e otimizar o
tratamento preventivo. Apesar de ser considerada uma condição patológica simples, a rinite é muito prevalente, sendo uma das principais causas de falta no trabalho. Rinite pode não ter cura, mas um tratamento de qualidade pode resolver os sintomas, trazendo melhora considerável na qualidade de vida do paciente.
Comments