INVERSÃO TÉRMICA – MAIOR PREDISPOSIÇÃO A INFECÇÕES E PROCESSOS ALÉRGICOS
- Andrea Cury
- 10 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jan. de 2020
Out 19
A inversão térmica é um problema ambiental urbano ocasionado pela retenção de ar frio próxima à superfície das cidades, evitando que os poluentes se dispersem na atmosfera. Sua ocorrência é considerada natural, porém os seus efeitos podem se agravar em função das atividades humanas relacionadas com a emissão de gases poluentes. Este fenômeno ocorre quando os raios solares – geralmente em finais de tarde e em períodos de inverno – tornam-se mais fracos e a superfície terrestre torna-se menos capaz de aquecer o ar. Assim, o ar frio fica estacionado sobre os solos e fica recoberto por uma camada de ar quente, que também não consegue se movimentar. Esse processo não teria nenhum problema se ele não fosse o responsável por “segurar” os gases poluentes emitidos,
sobretudo, nos espaços urbanos, provenientes das chaminés das fábricas e, principalmente, dos escapamentos dos carros.

Com o ar seco, devido à baixa umidade relativa e à poluição, a secreção nasal, responsável pela filtragem dos microorganismos acaba ficando mais espessa, diminuindo seu fluxo normal, predispondo assim a infecções e processos inflamatórios, tais como: a gripe, rinite, faringite, laringite, sinusite, otite, bronquite, asma e conjuntivites. Outro sintoma comum neste período costuma ser o sangramento nasal que, em geral, não apresenta gravidade, mas, às vezes, precisa de tratamento específico para seu controle.
Para evitar os quadros infecciosos e a exacerbação dos processos alérgicos neste período, todos devem seguir alguns cuidados, principalmente crianças e idosos: hidratação adequada; utilização de soro fisiológico nasal; utilização de colírios específicos quando necessário e óculos de sol com proteção para os raios ultravioleta; evitar a prática de atividade física ao ar livre nos períodos de inversão térmica e baixa umidade do ar e umidificar o ambiente com a utilização de vaporizadores ultrassônicos. Hidrate seu corpo e o ambiente onde você mora. Havendo sintomas de provável infecção ou mesmo sangramento nasal o melhor é procurar um otorrinolaringologista.
Comments