ZUMBIDO: QUE SOM É ESSE?
- Andrea Cury
- 16 de dez. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de jan. de 2020
Out 19
O zumbido é uma condição comum na população. Sua prevalência tem sido estimada entre 8.2% e 30.3% em países industrializados, com tendência a aumentar nos próximos anos, como consequência de maior longevidade populacional e maior exposição sonora.

Aproximadamente 20% dos pacientes com zumbido apresentam um significativo impacto na qualidade de vida, sofrendo interferência no sono, na concentração, no equilíbrio emocional e na vida social. Para 1% a 3% desta população, o zumbido pode ser avaliado como incapacitante.
Na maioria dos casos, as causas do zumbido são multifatoriais. Ele pode ser decorrente de doenças primariamente otológicas ou secundário a doenças metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, farmacológicas, odontológicas e psicogênicas, sendo a perda auditiva sua causa mais comum.
Existem inúmeros tratamentos dirigidos ao zumbido e as opções terapêuticas devem ser personalizadas, incluindo: medicamentos, correção de distúrbios metabólicos e hormonais, próteses auditivas, aconselhamento informado, terapia sonora e psicoterapia. A correção da perda auditiva, quando presente, e o aconselhamento, são fundamentais na terapia do zumbido.
Comments